PERFIL

A história da Realiza Arquitetura mostra o desenvolvimento equilibrado entre a teoria, a ética profissional, a gestão técnica empresarial e o pragmatismo da construção civil. Esta história pode ser ilustrada pelos livros e pelos inúmeros trabalhos teóricos publicados, pela participação na fundação ASBEA-PR (Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura) e pela certificação ISO 9001 em gerenciamento de projetos (auditada pela BVQI), além da participação em mostras como Casa Cor e premiações em concursos de arquitetura. Um grande exemplo do reconhecimento que temos no mercado foi a escolha da empresa para participar do projeto Obra Prima, organizado pelo SINDUSCON-PR. Fomos pioneiros em projetos como o edifício Inteligente da FUNBEP (TIM), edifícios com o recurso da permeabilidade vertical e fizemos os primeiros lofts da cidade.

O que eu poderia dizer da Realiza Arquitetura é que sem dúvida trata-se de um dos mais atualizados e preparados escritórios de Arquitetura do Brasil.

Zeco Beraldin
Diretor Empório Beraldin São Paulo

Céu e Chão

Quando se está desenvolvendo um projeto de arquitetura, dois momentos são importantíssimos. O primeiro é a criatividade de uma idéia original, bonita, agradável, funcional, prática e etc. O outro momento é tornar tudo isso realidade, com precisão, viabilidade técnica, operacional e também financeira. Projetar e executar com a Realiza - com o Frederico e com o Antônio é assim. Eles possuem estes dois potenciais bem definidos, integrados e trabalhando muito bem para os seus clientes.
O histórico de inovações, a qualidade dos projetos e seus resultados estéticos são as grandes provas do quilate das idéias. As metodologias, a ISO 9000, o sistema de trabalho, o máximo aproveitamento técnico e legal e a transparência dos processos é o valor quanto ao negócio, que gera eficácia e rentabilidade.
Eles investem muito nisso e estão constantemente aprimorando os sistemas e as metodologias de trabalho. Além, é claro, de cada vez mais surpreender em criatividade e resultados. Em arquitetura mais do que nunca esta integração é importante, a criação no céu, mas os pés bem no chão.

Roger Edmun Rieger
Consultor de empresas diretor da Rieger,Tavares Consulting

ISO 9001 BVQI

A ISO 9001 garante uma organização metodológica que diminui falhas, deixa responsabilidades claramente definidas, cria registros de todos detalhes do projeto como aprovações, documentos enviados e recebidos, e garante para o cliente que todos os fornecedores e funcionários são treinados e qualificados, que todos equipamentos são auferidos, os softwares legalizados, as normas técnicas são obdecidas, que toda reclamação é tratada e resolvida resultando em menos tempo desperdiçado com rotinas e mais tempo livre para a criatividade e o desenvolvimento da arquitetura como arte. Tudo isto sujeito a auditorias regulares internas e externas bela BVQI.

Mais de 6 milhões de metros quadrados projetados

Os 6 milhões de metros quadrados projetados garantem vivência e feedback .

Desde 1984

Desde 1984 garante a estabilidade de uma empresa que não para de se renovar

Prêmio Nacional ASBEA

O prêmio nacional ASBEA mostra o reconhecimento nacional na primeira premiação da entidade, sendo o único escritório fora do circuito São Paulo a ser premiado.

Projeto Piloto Sinduscon PR

A escolha para participar no projeto piloto Sinduscon garantiu acesso as principais tecnologias e métodos de gerenciamento de projetos e de obras conduzidas por 27 construtoras e pelo especialista alemão Gbauer e um aperfeiçoamento na leitura do mercado, concorrência e hábitos dos compradores.

Frederico Carstens - Mestre em arquitetura

O mestrado em arquitetura contemporânea garante a atualização permanente e reforça o compromisso em perseguir a nova arquitetura, inovadora e em sintonia com nossa época , entendendo os costumes de uma civilização em constante transformação.

FILOSOFIA

Projetamos durante o final do século XX, ou seja, durante os anos 80 e 90. Atualmente enfrentamos os novos desafios do século XXI. Por considerarmos a arquitetura como uma forma de arte e expressão cultural, que participa ativamente do reino dos paradigmas mentais, realizamos um trabalho que deve sempre estar em sintonia com o espírito de nossa época. Este relacionamento com o tempo e com a civilização pode acontecer de duas maneiras: ativa ou passivamente. Com envolvimento ou distanciamento. Virtualizando ou simplesmente atualizando acontecimentos. Optamos pela posição ativa, com o envolvimento e a virtualização necessárias capaz de compreender, representar e participar de uma época de transições violentas, de uma sociedade pós-industrial, de uma cultura pós-moderna, das ciências bio- informacionais, da civilização da 4a onda. Fazer arquitetura sem esta sensibilidade significa ceder aos aspectos danosos da sociedade de consumo e do espetáculo, e o resultado é uma arquitetura superficial e kitsch, um mero produto de consumo. Estar em sintonia com nossa época nos conduz a prática de uma arquitetura extrema, de "borba". Durante as últimas décadas do século passado, o posicionamento nos conduziu para uma arquitetura com um ritmo de transformação de uma linguagem tardo-moderna para uma postura pop e comunicativa, invertendo mapeamentos e questionando o estabelecido. Agora esta metodologia nos aproxima ainda mais das outras artes como a pintura, música, dança, teatro, das ciências. Da complexidade e suas dinâmicas não lineares, de novas metáforas para um universos mais criativo. Ser "borda" significa ultrapassar o estado genealógico da primeira fase pós- moderna em busca de uma nova etapa de um pós modernismo sem hífen, analógico, em direção à uma arquitetura amigável, sensual, iconográfica, potencializando os eventos inesperados, refletindo o caótico, valorizando o lugar e a história local. Acreditar em uma nova estética é acreditar na possibilidade de enxergar o mundo com novas cores, contando histórias a partir de novos pontos de vista, expondo contradições e desmantelando estruturas pré-concebidas. É como nascer para a tolerância das diferenças e responder positivamente aos anseios de uma cultura emergente que exige novos caminhos e novas respostas.

Realizar significa tornar real, por em prática. Acontecer. Ocorrer. É isso que a Realiza Arquitetura vem fazendo ao longo dos seus 28 anos de história. Formada por um time multidisciplinar, a empresa tem o foco direcionado para os quatro grupos de projetos de arquitetura, onde são aplicados procedimentos e estratégias compositivas específicas. Isso nos capacita a atuar em cada um deles com a devida especialização e profundidades, prática e acadêmica. Chamamos esses grupos de arquitetura corporativa, arquitetura imobiliária, arquitetura para viver e arquitetura para projetos especiais.

SÓCIOS DIRETORES

Frederico Carstens e Antonio J. Gonçalves Júnior são os dois arquitetos que repensam as fórmulas desgastadas da arquitetura e encaram a profissão como uma forma de arte e expressão cultural. Eles se preocupam com a funcionalidade e a originalidade dos projetos. O resultado deste trabalho está em suas mãos.

Frederico Carstens

  • - Mestre em arquitetura PUC/PR | UFRS - 2003
  • - Graduado em primeiro lugar no Curso de Arquitetura UFPR - 1986
  • - Fundador da ASBEA - PR (Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura)
  • - Ex-diretor do IAB -PR (Instituto dos Arquitetos do Brasil)
  • - Diversos trabalhos, artigos e livros publicados
  • - Diretor de Criação desde 1986 da Realiza Arquitetura
Voltar

Antonio José Gonçalves Jr.

  • - Pós-Graduado em Negócios Imobiliários
  • - Especialista em Gerenciamento de Projetos
  • - Graduado no Curso de Arquitetura UFPR em 1987
  • - Diversos trabalhos, artigos e livros publicados
  • - Diretor Técnico desde 1989 da Realiza Arquitetura
Voltar

SÓCIOS ARQUITETOS

  • Aline Bianca Zanoni
  • Rafaella Bisineli

R. Alcebíades Plaisant, 575 - Água Verde - Curitiba - PR - 80620-270
Telefone: +55 41 3242-0052

LIVRO


Intitulado “Realiza Arquitetura” de Frederico Carstens e Antonio José Gonçalves Junior. O livro reúne imagens da produção recente da empresa Realiza Arquitetura. Classificados pelo uso e porte representam o pensamento estético da Realiza perante os desafios projetuais propostos. É dividido em condomínios de múltiplo uso, hotelaria, edifícios comerciais, torres corporativas, office parks, shoppings, esportivos, industriais e master plan.

Adquira o seu exemplar nas seguintes livrarias:

Livrarias Curitiba Shopping Barigüi
Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 600 - Barigui - Curitiba - PR
Telefone: (41) 3330-5185

Saraiva MegaStore Crystal Plaza Shopping Center
Rua Comendador Araújo, 731 - Batel - Curitiba - PR
Telefone: (41) 3232-8081

Fnac Shopping Barigui
Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 600 - Barigui - Curitiba - PR
Telefone: (41) 2141-2011

Livraria e Editora Arte & Letra
Alameda Presidente Taunay, 130 - fundos da Casa de Pedra - Batel - Curitiba - PR
Telefone: (41) 3039-6895

Livraria do Chain
Rua General Carneiro, 441 – Centro - Curitiba - PR
Telefone: (41) 3264-3484